Cinco ramos da biologia infiltrados no nosso cotidiano

              A biologia é a ciência que estuda os seres vivos. Desde o principio, com o surgimento das espécies formando teorias e modelos para explicar a vida, seu desenvolvimento e seus mistérios. Ela abrange um grande número de áreas acadêmicas por vezes consideradas disciplinas independentes, mas que, na verdade, estudam a vida nas mais variadas escalas fazendo parte de um todo.
            Uma das que mais está presente em nosso cotidiano, porem várias pessoas não se dão conta é a microbiologia, o ramo dedicado ao estudo dos microrganismos. Microbiologia: Mikros (=pequeno) + Bio (=vida) + logos (=ciência). A Microbiologia é classicamente definida como a área da ciência que se dedica ao estudo de organismos que só podem ser vistos no microscópio. Com base nisso, a microbiologia aborda um vasto e diverso grupo de organismos unicelulares. Assim, envolve o estudo de organismos procarióticos (bactérias), eucarióticos (algas,protozoários,fungos) e também seres acelulares (vírus). Assim como são nocivos à saúde, quando não realizamos nossa higiene (lavar as mãos), quando comemos alimentos estragados (pão mofado...), também são benéficos, como por exemplo, na produção de iogurte caseiro (lactobacilos).
            A etologia é a área da biologia que estuda o comportamento animal. Chamam de comportamento tudo aquilo que é percebido como a reação de um animal ao ambiente que o cerca. O começo do estudo do comportamento é feito por observações de movimento, como a postura por exemplo. Há cinco questões que podem ser feitas quando um comportamento é analisado: qual sua causa, qual sua função, como se desenvolve um padrão comportamental, como evoluiu e o quanto pode modificar-se no decorrer da vida do individuo. O inglês Conwy Lloyd Morgan, no final do século XIX criou o Princípio da Parcimônia, no qual o cientista tem que procurar a explicação mais simples e objetiva para o comportamento observado, o que presume uma menor capacidade psicológica do animal. Um exemplo atual é quando uma família se muda com um cão para uma casa nova, a primeira coisa que ele fará será marcar seu novo território.
            Citologia ou biologia celular se encarrega do estudo das células, analisando as estruturas presentes nas células e suas respectivas funções, em 1665 o inglês Robert Hooke cortou um pedaço de uma árvore e com auxilio de um microscópico descobriu que as árvores eram formadas por pequenas estruturas, ele nomeou-as células um diminuitivo da palavra em latim cella (espaço cercado por paredes). Depois dessa descoberta surgiram dois grupos: os acelulares (não formados por células, sem vida) e os celulares (seres vivos, compostos por células). Hoje sabemos que há dois tipos de células, procariontes que são células mais simples, sem organelas, possuem DNA e citoplasma, porem sem uma membrana nuclear. As células estão presentes no nosso dia a dia em todo o momento, principalmente em nós mesmos.
            A imunologia é responsável por estudar o sistema imunológico e suas funções. O sistema imune é muito complexo, mas certos componentes são facilmente detectados como, por exemplo, os anticorpos. Essa ciência limita-se a analise de processos de defesa do organismo contra agentes estranhos como antígenos, vírus, bactérias, protozoários e até parasitas maiores. O antígeno é uma substância que causa uma reprodução de anticorpos e linfócitos que reagem especificamente com a substância. Graças a isso hoje temos a possibilidades de prevenir, detectar e tratar doenças e alergias.
             E por ultimo a biologia que estuda a vida das algas, fungos e plantas, a botânica. Essa área explora o crescimento, reprodução, metabolismo, desenvolvimento, doenças e evolução das plantas. As plantas são uns dos primeiros seres vivos a habitarem o planeta, e através da fotossíntese causaram a primeira morte em massa, pois liberavam o gás oxigênio, que era um gás extremamente tóxico. Como consequência dessa mudança, houve o desenvolvimento de novas espécies que se adaptaram ao gás oxigênio. As plantas são compostas em principalmente dois grupos: avasculares e vasculares, sendo que os vasculares são subdivididos em sem sementes e com sementes. É interessante acrescentar que as algas não são plantas basicamente, pois não possuem embriões multicelulares, nem diferenciação real de tecidos. A botânica está tão ligada aos dias atuais quanto estava no passado, sempre desenvolvendo seu papel no ecossistema, fornecendo oxigênio, alimentação e nutrientes para o ser humano.
            O estudo comprova o quanto nosso meio é importante para o ser humano, na sua alimentação e na saúde, porém é preciso conhecê-lo para usufruir de todos os bens que ele nos oferece, caso não utilizado corretamente ele é prejudicial à saúde. Como o mundo está sempre mudando e junto com ele as espécies estão evoluindo, vamos estar em constante aprendizado sobre o mundo em que vivemos. 


Blogs visitados:
http://pedrocastroblog.blogspot.com.br/
http://giovannadeppermann.blogspot.com.br/
http://giubodanese.blogspot.com.br/

4 comentários:

  1. bibliografia:- http://www.todabiologia.com/ramos_biologia.htm
    http://vsites.unb.br/ib/cel/microbiologia/intromicro/intromicro.html
    http://www.microbiologia.vet.br/Oqueemicrobiologia.htm
    http://www.portaleducacao.com.br/biologia/artigos/1492/o-que-e-etologia
    http://pt.wikipedia.org/wiki/Bot%C3%A2nica
    http://www.colegioweb.com.br/biologia/citologia1.html
    http://pathmicro.med.sc.edu/portuguese/immuno-port.htm

    ResponderExcluir
  2. Tratou bem o tema,preucupou-se em informar ramos da biologia que se prendem ao inicio da evolução e os que auxiliam os seres em sua sobrevivência. Adorei a escolha

    ResponderExcluir
  3. Adorei o artigo, ainda não tinha visto alguns desses ramos,como a imunologia! Parabéns muito interessante!

    ResponderExcluir
  4. Olá, Bruna. Achei muito interessante a parte da etologia, não fazia ideia que o comportamento animal pudesse ser uma ciência estudada pela Biologia mesmo sendo tão comum termos animais de estimação hoje em dia . Tivemos em comum a escolha da botânica e achei em especial essa frase bastante bacana: "A botânica está tão ligada aos dias atuais quanto estava no passado, sempre desenvolvendo seu papel no ecossistema, fornecendo oxigênio, alimentação e nutrientes para o ser humano."

    ResponderExcluir